Dia Nacional do Futebol marca paixão e tradição brasileira

1


19 Jul - 2019

Dia Nacional do Futebol marca paixão e tradição brasileira

Nesta sexta-feira, 19 de julho, é um marco para o Brasil que comemora o Dia Nacional do Futebol. O esporte entrou nas graças dos brasileiros em 1894, quando Charles Miller, brasileiro filho de ingleses, trouxe uma bola e um conjunto de regras ao país. A primeira partida de futebol, entre São Paulo Railway e a Companhia de Gás, foi realizada na capital paulista, no dia 14 de abril de 1895. A partir de então conquistou o coração das pessoas e virou tradição.

Logo em 1901, foi criada a Liga Paulista de Futebol, que posteriormente realizou o primeiro Campeonato Paulista. Até 1919, quase todos os estados brasileiros já tinham uma competição estadual e sua federação. Em 1914, foi criada a Confederação Brasileira de Deportos (CBD), que administrava outros esportes além do futebol. E, em 1979, após a dissolução da CBD, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi fundada.

As maiores torcidas do Brasil estão concentradas na região sudeste. O Flamengo ocupa a 1ª colocação com 17,2%  rubro-negros apaixonados. Em São Paulo, o Corinthians é dono do melhor ranking com 13,4% alvinegros e conta com a 2ª posição nacional. O terceiro e quarto lugar também pertencem a capital paulista, São Paulo e Palmeiras tem 8,7% e 6%, respectivamente.

O futebol traz para o brasileiro um sentimento de nacionalismo, que só o esporte proporciona e, é capaz de unir multidões para um propósito. O Brasil conta com três competições, o mais importante é o Campeonato Brasileiro, que é dividido entre as séries A, B, C e D, a Copa do Brasil e os Estaduais. Além da Copa Brasil e Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino.

Curiosidades:

  • O Brasil é a única seleção pentacampeã; (Obs: isso não é curiosidade é um orgulho nacional!);

  • Em 1950, foi inaugurado um dos estádios mais famosos, o Maracanã. A primeira partida foi disputada entre a Seleção Carioca e a Seleção Paulista;

  • Ocorreu no Uruguai a primeira Copa do Mundo, e o campeão foi o próprio Uruguai;

  • O francês Laurent foi o primeiro jogador a marcar um gol em Copa do Mundo;

  • O jogador mais novo a ser campeão de uma Copa do Mundo foi Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como, Pelé. Ele tinha apenas 17 anos quando o Brasil conquistou o título em 1958;

  • A maior goleada da história do futebol brasileiro foi de 24x0, em 1909, no jogo entre Botafogo e Madureira;

  • Em 2004, o Santos marcou 103 gols em uma única edição do Campeonato Brasileiro;

  • Em 2017, o Brasil tinha 13.500 clubes.

 
O esporte nos motiva e o futebol nos fascina!
A Move Experiências celebra junto com os amantes por futebol este dia.
E você, já jogou uma bolinha hoje?
 
Sobre a Move Experiências
A Move Experiências busca proporcionar momentos únicos aliado ao esporte. O empresário Ari Goncalves criou a empresa para oferecer às pessoas a oportunidade de unir o esporte, amigos, família, e novas experiências.

O ponta pé inicial ocorreu no Camarote do Allianz Parque, na partida entre Palmeiras e Internacional, que reuniu empresários do grande ABC. Veja!

O próximo evento já está marcado para dia 03 de agosto, onde será realizado o Futebol Solidário, que arrecadará itens a quem precisa e receberá jogos emocionantes como, a final da Copa São Bernardo de Futebol Feminino e a partida entre Master do Palmeiras x Amigos da Move. Confira!

Além disso, em todos os eventos são realizados campeonatos de esportes a fim de gerar maior relacionamento e entrosamento entre os participantes!

#VemComAMove

Texto: estagiária - Gabriela Freitas
Edição: jornalista Juliana Bontorim